Diário de Bordo

Espaço destinado à divulgação dos trabalhos e atividades desenvolvidas na escola pelos Professores, Alunos e Equipe Pedagógica e Administrativa.

Acantonamento - Saiba mais

 





Acantonamento Ecológico
Esta atividade foi criada em 1991 e atende a uma das necessidades mais emergentes nos dias atuais, que é a integração entre o homem, a cidade e a natureza. Da harmonia destes fatores nasce uma nova cultura que deve ser implantada desde a infância mantendo-a até a maturidade para modificar atitudes relativas do ser humano com o meio ambiente.
Desta forma, construiu-se uma casa especialmente projetada dentro do Zoológico Municipal de Curitiba, em área do Parque Iguaçu, para atender 40 crianças na faixa etária de nove a doze anos. O local conta com uma trilha interpretativa em meio à mata nativa, pomar, horta e um mini-zôo de animais domésticos.
As atividades técnicas, recreativas, lúdicas e de sensibilização são realizadas com crianças da rede municipal de ensino e outras instituições.

Os objetivos gerais do acantonamento ecológico são:
· Informar e sensibilizar as crianças quanto às questões do meio ambiente para o equilíbrio e sustentação da vida no planeta;
· buscar a interdisciplinaridade das áreas do conhecimento e conteúdos a serem trabalhados;
· promover o conhecimento das espécies componentes da fauna e flora brasileiras, aspectos biológicos e suas relações com o meio.

Os objetivos específicos são:
· Identificar, nas trilhas interpretativas, os diferentes tipos de animais e vegetais e a importância de sua preservação;
· proporcionar às crianças um contato mais próximo com os animais domésticos, evidenciando suas características e sua utilidade para a vida do homem;
· informar através de palestras, a biologia de animais peçonhentos, as atitudes de preservação e segurança com os mesmos;
· propiciar o contato direto da criança com a terra através de atividades práticas na horta e no pomar;
· reconhecer a ação dos agentes poluidores sobre o meio ambiente, os prejuízos por eles causados e as alternativas de controle;
· valorizar hábitos culturais, cívicos e tradicionais da população, proporcionando o resgate da cidadania;
· desenvolver atividades práticas de esporte, lazer, recreação e de sensibilização relacionadas à temática ambiental;
· informar noções de astronomia, salientando a relação e a influência dos astros sobre o planeta Terra.
Método:
No acantonamento o trabalho é coletivo, visando a participação ativa, o conhecimento crítico e dinâmico caracterizado por uma reflexão que possibilite uma nova ação.
Previamente ao acantonamento são realizadas reuniões com os responsáveis das escolas para repasse de informações e providências necessárias para o sucesso do evento.
Um método padrão foi desenvolvido para o período em que as crianças permanecem no acantonamento que consiste em:
1. Recepção: neste momento são transmitidas orientações enfocando a programação das atividades, bem como procedimentos de segurança, higiene pessoal e local, etc.
2. Cerimonial cívico: nesta ocasião são repassadas instruções práticas sobre civismo e cidadania, ocorrendo em seguida o hasteamento das bandeiras de Curitiba, Paraná e Brasil acompanhadas do Hino Nacional brasileiro e finalizando com o arriamento destes símbolos.
3. Palestra sobre animais peçonhentos: são apresentadas generalidades sobre cobras, escorpiões e aranhas; diferenciação entre peçonhentos e não-peçonhentos e noções de segurança.
4. Horta: neste local as crianças têm a oportunidade de participar no processo de preparo da terra, plantio e cuidados de diversas hortaliças e plantas medicinais, isentas de defensivos agrícolas. O produto final do cultivo é utilizado pelos próprios alunos durante o acantonamento.
5. Trilhas interpretativas: consiste em caminhada na mata nativa local, onde as crianças recebem informações sobre a importância das matas na vida do homem e como preservá-las.
6. Mini-zôo: exposição de animais silvestres e domésticos de índole pacífica como jumento, ovelhas, coelhos, galinhas, marrecos, perus e jaboti. Esta atividade permite um contato físico entre as crianças e os animais.
7. Pomar: nesta atividade as crianças recebem instruções teórico-práticas sobre cuidado e manejo de pomar.
8. Cerimonial do fogo: esta atividade é desenvolvida em torno de uma fogueira próxima à casa do acantonamento. São apresentados de maneira informal assuntos referentes às atividades que foram exercidas durante o dia e as crianças relatam os fatos que mais as interessaram. Em seguida são repassadas informações sobre o fogo, suas utilidades e perigos e é o momento para reflexões, relaxamento através de danças e dramatizações.
9. Trilha noturna: a trilha na mata é percorrida à noite pelas crianças e técnicos, até o Zoológico, quando têm a oportunidade de observar os animais de hábitos noturnos.
10. Centro de Educação Ambiental: neste local são transmitidas informações sobre os diversos animais taxidermizados e suas partes e também sobre o Zoológico e o comportamento que o visitante deve ter durante uma visita.
11. Visita orientada no Zoológico: as crianças conhecem os animais do acervo do Zoológico, recebendo informações sobre origem, habitat, alimentação, tempo de vida e status de conservação.
12. Compostagem: nesta atividade é mostrada a forma de aproveitamento de sobras de alimentos, que são acondicionados em local apropriado para posterior utilização como adubo orgânico para a horta e pomar.
13. Atividades recreativas e de sensibilização: são desenvolvidas durante o acantonamento por professor de educação-física e recreacionistas, sempre relacionadas com a educação ambiental e integração social. Estas são: gincana, caça ao tesouro, caça-palavras, atividades rítmicas, jogos recreativos, etc.
Os conteúdos são desenvolvidos através de atividades teóricas, práticas, lúdicas e de sensibilização pelos alunos e professores e no final das atividades são desenvolvidas técnicas de reciclagem criando objetos que servem de lembrança para os alunos.

Texto retirado do site: http://www.curitiba.pr.gov.br 
Saiba mais acessando ao site: http://eazoocuritiba.webnode.com.br/

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