Esta
atividade foi criada em 1991 e atende a uma das necessidades
mais emergentes nos dias atuais, que é a integração entre o
homem, a cidade e a natureza. Da harmonia destes fatores nasce
uma nova cultura que deve ser implantada desde a infância
mantendo-a até a maturidade para modificar atitudes relativas
do ser humano com o meio ambiente.
Desta forma, construiu-se uma casa especialmente projetada dentro do Zoológico Municipal de Curitiba, em área do Parque Iguaçu, para atender 40 crianças na faixa etária de nove a doze anos. O local conta com uma trilha interpretativa em meio à mata nativa, pomar, horta e um mini-zôo de animais domésticos.
As atividades técnicas, recreativas, lúdicas e de sensibilização são realizadas com crianças da rede municipal de ensino e outras instituições.
Os objetivos gerais do acantonamento ecológico são:
· Informar e sensibilizar as crianças quanto às questões do meio ambiente para o equilíbrio e sustentação da vida no planeta;
· buscar a interdisciplinaridade das áreas do conhecimento e conteúdos a serem trabalhados;
· promover o conhecimento das espécies componentes da fauna e flora brasileiras, aspectos biológicos e suas relações com o meio.
Os objetivos específicos são:
· Identificar, nas trilhas interpretativas, os diferentes tipos de animais e vegetais e a importância de sua preservação;
· proporcionar às crianças um contato mais próximo com os animais domésticos, evidenciando suas características e sua utilidade para a vida do homem;
· informar através de palestras, a biologia de animais peçonhentos, as atitudes de preservação e segurança com os mesmos;
· propiciar o contato direto da criança com a terra através de atividades práticas na horta e no pomar;
· reconhecer a ação dos agentes poluidores sobre o meio ambiente, os prejuízos por eles causados e as alternativas de controle;
· valorizar hábitos culturais, cívicos e tradicionais da população, proporcionando o resgate da cidadania;
· desenvolver atividades práticas de esporte, lazer, recreação e de sensibilização relacionadas à temática ambiental;
· informar noções de astronomia, salientando a relação e a influência dos astros sobre o planeta Terra.
Desta forma, construiu-se uma casa especialmente projetada dentro do Zoológico Municipal de Curitiba, em área do Parque Iguaçu, para atender 40 crianças na faixa etária de nove a doze anos. O local conta com uma trilha interpretativa em meio à mata nativa, pomar, horta e um mini-zôo de animais domésticos.
As atividades técnicas, recreativas, lúdicas e de sensibilização são realizadas com crianças da rede municipal de ensino e outras instituições.
Os objetivos gerais do acantonamento ecológico são:
· Informar e sensibilizar as crianças quanto às questões do meio ambiente para o equilíbrio e sustentação da vida no planeta;
· buscar a interdisciplinaridade das áreas do conhecimento e conteúdos a serem trabalhados;
· promover o conhecimento das espécies componentes da fauna e flora brasileiras, aspectos biológicos e suas relações com o meio.
Os objetivos específicos são:
· Identificar, nas trilhas interpretativas, os diferentes tipos de animais e vegetais e a importância de sua preservação;
· proporcionar às crianças um contato mais próximo com os animais domésticos, evidenciando suas características e sua utilidade para a vida do homem;
· informar através de palestras, a biologia de animais peçonhentos, as atitudes de preservação e segurança com os mesmos;
· propiciar o contato direto da criança com a terra através de atividades práticas na horta e no pomar;
· reconhecer a ação dos agentes poluidores sobre o meio ambiente, os prejuízos por eles causados e as alternativas de controle;
· valorizar hábitos culturais, cívicos e tradicionais da população, proporcionando o resgate da cidadania;
· desenvolver atividades práticas de esporte, lazer, recreação e de sensibilização relacionadas à temática ambiental;
· informar noções de astronomia, salientando a relação e a influência dos astros sobre o planeta Terra.
Método:
No
acantonamento o trabalho é coletivo, visando a participação
ativa, o conhecimento crítico e dinâmico caracterizado por uma
reflexão que possibilite uma nova ação.
Previamente ao acantonamento são realizadas reuniões com os responsáveis das escolas para repasse de informações e providências necessárias para o sucesso do evento.
Um método padrão foi desenvolvido para o período em que as crianças permanecem no acantonamento que consiste em:
1. Recepção: neste momento são transmitidas orientações enfocando a programação das atividades, bem como procedimentos de segurança, higiene pessoal e local, etc.
2. Cerimonial cívico: nesta ocasião são repassadas instruções práticas sobre civismo e cidadania, ocorrendo em seguida o hasteamento das bandeiras de Curitiba, Paraná e Brasil acompanhadas do Hino Nacional brasileiro e finalizando com o arriamento destes símbolos.
3. Palestra sobre animais peçonhentos: são apresentadas generalidades sobre cobras, escorpiões e aranhas; diferenciação entre peçonhentos e não-peçonhentos e noções de segurança.
4. Horta: neste local as crianças têm a oportunidade de participar no processo de preparo da terra, plantio e cuidados de diversas hortaliças e plantas medicinais, isentas de defensivos agrícolas. O produto final do cultivo é utilizado pelos próprios alunos durante o acantonamento.
5. Trilhas interpretativas: consiste em caminhada na mata nativa local, onde as crianças recebem informações sobre a importância das matas na vida do homem e como preservá-las.
6. Mini-zôo: exposição de animais silvestres e domésticos de índole pacífica como jumento, ovelhas, coelhos, galinhas, marrecos, perus e jaboti. Esta atividade permite um contato físico entre as crianças e os animais.
7. Pomar: nesta atividade as crianças recebem instruções teórico-práticas sobre cuidado e manejo de pomar.
8. Cerimonial do fogo: esta atividade é desenvolvida em torno de uma fogueira próxima à casa do acantonamento. São apresentados de maneira informal assuntos referentes às atividades que foram exercidas durante o dia e as crianças relatam os fatos que mais as interessaram. Em seguida são repassadas informações sobre o fogo, suas utilidades e perigos e é o momento para reflexões, relaxamento através de danças e dramatizações.
9. Trilha noturna: a trilha na mata é percorrida à noite pelas crianças e técnicos, até o Zoológico, quando têm a oportunidade de observar os animais de hábitos noturnos.
10. Centro de Educação Ambiental: neste local são transmitidas informações sobre os diversos animais taxidermizados e suas partes e também sobre o Zoológico e o comportamento que o visitante deve ter durante uma visita.
11. Visita orientada no Zoológico: as crianças conhecem os animais do acervo do Zoológico, recebendo informações sobre origem, habitat, alimentação, tempo de vida e status de conservação.
12. Compostagem: nesta atividade é mostrada a forma de aproveitamento de sobras de alimentos, que são acondicionados em local apropriado para posterior utilização como adubo orgânico para a horta e pomar.
13. Atividades recreativas e de sensibilização: são desenvolvidas durante o acantonamento por professor de educação-física e recreacionistas, sempre relacionadas com a educação ambiental e integração social. Estas são: gincana, caça ao tesouro, caça-palavras, atividades rítmicas, jogos recreativos, etc.
Os conteúdos são desenvolvidos através de atividades teóricas, práticas, lúdicas e de sensibilização pelos alunos e professores e no final das atividades são desenvolvidas técnicas de reciclagem criando objetos que servem de lembrança para os alunos.
Previamente ao acantonamento são realizadas reuniões com os responsáveis das escolas para repasse de informações e providências necessárias para o sucesso do evento.
Um método padrão foi desenvolvido para o período em que as crianças permanecem no acantonamento que consiste em:
1. Recepção: neste momento são transmitidas orientações enfocando a programação das atividades, bem como procedimentos de segurança, higiene pessoal e local, etc.
2. Cerimonial cívico: nesta ocasião são repassadas instruções práticas sobre civismo e cidadania, ocorrendo em seguida o hasteamento das bandeiras de Curitiba, Paraná e Brasil acompanhadas do Hino Nacional brasileiro e finalizando com o arriamento destes símbolos.
3. Palestra sobre animais peçonhentos: são apresentadas generalidades sobre cobras, escorpiões e aranhas; diferenciação entre peçonhentos e não-peçonhentos e noções de segurança.
4. Horta: neste local as crianças têm a oportunidade de participar no processo de preparo da terra, plantio e cuidados de diversas hortaliças e plantas medicinais, isentas de defensivos agrícolas. O produto final do cultivo é utilizado pelos próprios alunos durante o acantonamento.
5. Trilhas interpretativas: consiste em caminhada na mata nativa local, onde as crianças recebem informações sobre a importância das matas na vida do homem e como preservá-las.
6. Mini-zôo: exposição de animais silvestres e domésticos de índole pacífica como jumento, ovelhas, coelhos, galinhas, marrecos, perus e jaboti. Esta atividade permite um contato físico entre as crianças e os animais.
7. Pomar: nesta atividade as crianças recebem instruções teórico-práticas sobre cuidado e manejo de pomar.
8. Cerimonial do fogo: esta atividade é desenvolvida em torno de uma fogueira próxima à casa do acantonamento. São apresentados de maneira informal assuntos referentes às atividades que foram exercidas durante o dia e as crianças relatam os fatos que mais as interessaram. Em seguida são repassadas informações sobre o fogo, suas utilidades e perigos e é o momento para reflexões, relaxamento através de danças e dramatizações.
9. Trilha noturna: a trilha na mata é percorrida à noite pelas crianças e técnicos, até o Zoológico, quando têm a oportunidade de observar os animais de hábitos noturnos.
10. Centro de Educação Ambiental: neste local são transmitidas informações sobre os diversos animais taxidermizados e suas partes e também sobre o Zoológico e o comportamento que o visitante deve ter durante uma visita.
11. Visita orientada no Zoológico: as crianças conhecem os animais do acervo do Zoológico, recebendo informações sobre origem, habitat, alimentação, tempo de vida e status de conservação.
12. Compostagem: nesta atividade é mostrada a forma de aproveitamento de sobras de alimentos, que são acondicionados em local apropriado para posterior utilização como adubo orgânico para a horta e pomar.
13. Atividades recreativas e de sensibilização: são desenvolvidas durante o acantonamento por professor de educação-física e recreacionistas, sempre relacionadas com a educação ambiental e integração social. Estas são: gincana, caça ao tesouro, caça-palavras, atividades rítmicas, jogos recreativos, etc.
Os conteúdos são desenvolvidos através de atividades teóricas, práticas, lúdicas e de sensibilização pelos alunos e professores e no final das atividades são desenvolvidas técnicas de reciclagem criando objetos que servem de lembrança para os alunos.
Texto retirado do site: http://www.curitiba.pr.gov.br
Saiba mais acessando ao site: http://eazoocuritiba.webnode.com.br/
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